[Interessante Achado] #02 A Busca: energia, segurança e reconstrução do mundo moderno

sexta-feira, 5 de setembro de 2014 0 comentários
Boa tarde. Aqui em Rondônia é uma tarde úmida e quente, aparentemente cada ano esta época fica mais quente - ou é minha percepção que vai se tornando saudosa das chuvas de quando morava em Belém? Ou ainda é o catastrofismos de um jovem se tornando adulto que pensa lamuriosa e solitariamente nos tempos juvenis em que o tempo - clima - nada importava, a companhia fazia a diferença! Fica a reflexão.

Anyway, estava eu passeando pelo twitter em minha conta deste blog, quando me deparei com a amostra do ensaio de Daniel Yergin intitulado "A Busca: energia, segurança e a reconstrução do mundo moderno" cujo título em inglês é The Quest: energy, security, and the remaking of the modern world, lançado pela Editora Intrínseca - sim, a mesma da (fenomenal) coleção A Roda do Tempo.


Sou um leitor de Jared Diamond, autor dos excelentes livros "Armas, germes e aço" e "Colapso" - este último que estou terminando e pretendo resenhar também aqui e fornecer aos meus alunos como reflexão das ações humanas e seu impacto na natureza. Ou seja, sou adepto de ensaios sobre questões relacionadas a comportamento, filosofia, sociologia, história, geopolítica, e meio ambiente.

Ambos, Diamond e Yergin, falam de energia, crise e mudança ambiental. Contudo o primeiro utiliza recurso histórico e antropológico, já o segundo, Yergin, trata o tema inicialmente do ponto de vista econômico. Tanto que na amostra do livro - que graças à Intrínseca tem Introdução, Prólogo e Capítulo 1! - conta uma historiografia de investimentos bancários, indústria do petróleo, ascensão e queda de empresas e governos - agradeço novamente à editora por disponibilizar na amostra o Capítulo 1 que toca no tema da (empresa) Yukos que eu pesquisava quando encontrei a pessoa de Mikail Khodorkovsky enquanto um sujeito que passou pelo processo de adaptação à abertura da Rússia até se tornar, de cruel, um filantropo - típico do que Gibson trata em Reconhecimento de Padrões (livro de ficção), resenha em breve também.

A capa é excelente e tem muita relação com o que promete o Sumário: relação entre indústria, comércio, políticas, energias renováveis e o esgotamento das reservas de petróleo com o tempo - e consumo! Provavelmente a gota negra caindo da parte superior da ampulheta da capa diz respeito a isto: o petróleo esta acabando, o que ocorrerá depois? O autor dá - pelo que diz o sumário, repito - sugestões.

Ou seja, foi um Interessante Achado nesta tarde e merece ser compartilhado.
Segue o link para a amostra: http://migre.me/ltwMo

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Vestíbulo dos Mundos | TNB