O Rei do Inverno, série As Crônicas de Artur, de Bernard Cornwell

domingo, 4 de maio de 2014 0 comentários


Título: O Rei do Inverno
Série/Coleção:  As Crônicas de Artur
ISBN: 9788501102140
Autor: Bernard Cornwell
Tradutor: Alves Calado
Ano de lançamento: 2013
Editora: Record
Páginas: 546
Tempo de Leitura: 7,1h
Classificação: 

A experiência da leitura deste livro foi algo diferente. Digo isto, dado que minha leitura da série As Brumas de Avalon, de Marion Zimmer Bradley, criou um ambiente diferenciado para a compreensão da problemática britânica quanto à lenda de Artur, ou do Rei Artur, seja lá qual for a posição do autor que é lido. Neste, de Cornwell, Artur não é, por enquanto, realmente um rei.
Não vou sugerir que algum leitor deste post acompanhe minhas publicações aqui. Contudo, pode haver - baixa probabilidade - alguns que percebam que leio mais ficção-científica do que qualquer outro tipo de ficção. Contudo tenho tentado arduamente me dedicar a novos rumos. Admito que este afastamento foi causado por Tolkien. Não gostaria de conhecer outros autores que pudesse diminuir minha admiração por ele. Mas ocorreu. Li Farrell - série O Trono do Sol (Leya), Goodkind- A Primeira Regra do Mago (Rocco), e Sanderson - Elantris (Leya). Estes são apenas alguns deles que mostraram que existe algo para além de Tolkien. Eu espera isto de Cornwell, mas ele esta em outro nível: romance histórico.
Isto me surpreendeu!
Esperava uma lenda arturiana com manifestações mágicas e inebriantes de Merlin ou de Morgana. Mas não é isto. A narrativa ilustra o ponto de vista de um soldado, Derfel, resgatado por Merlin de um poço da morte.
Somente esta mudança poderia ser suficiente para causar espanto, já que a maioria das narrativas da lenda utiliza os personagens principais. Aqui não é o caso. Derfel se envolve com Morgana, Artur, Merlin e Nimue. Esta última ganhou uma notoriedade que Bradley não chega nem próximo.
O texto se desenvolve com o crescimento de Derfel, sua aprendizagem de luta, o aparecimento de intrigas entre regiões e, principalmente, entre crenças. É clara, como em qualquer outro livro sobre Artur, o embate entre cristianismo e paganismo, bem como de outras crenças apresentadas a posteriori.
Onde esta a magia? Alguém pode se perguntar.
Ela esta na interpretação do leitor. E isto é surpreendente! Sem querer desmotivar - seja lá o que for isto no conceito do leitor deste post - é adequada a descrição de mistério/lógica de Cornwell de episódios pretensamente mágicos.
Ao final das muitas páginas, densos detalhes - muito bem descritos - e muito conteúdo em uma página posso dizer que valeu cada segundo da leitura. Li no Kobo e já pedi a coleção numa promoção da Livraria Cultura. Vale a pena ter a coleção em papel para leitura posterior.
O que aprendi com o livro? Que a magia não precisa existir para tornar um mundo violento em um mundo também misterioso. A própria narrativa desconstrói alguns personagens e ocorrências, como Guinevere e Lancelot. A primeira uma maldição e o segundo é um covarde. Isto me ensinou que eu devo, assim como no meu ramo profissional (psicologia), coletar o maior número de dados para construir uma compreensão do evento. Ou seja, conhecer a versão de Derfel Cadarn de Lancelot faz com que o que é contado sobre ele sofra uma compreensão diferente, não julgando de maneira simplista (bom ou mau), contudo elucidando que as ações dele tem justificativas sociais e hierárquicas - enquanto príncipe.
Fica a observação sobre o comportamento razoavelmente genial e doentio de Merlin. Uma descrição terrivelmente admirável.
Outra observação diz respeito ao nome dos locais. Eles são ligeiramente diferentes do clássico, mas atenção à leitura deixa claro o objetivo da reconstrução da lenda arturiana de um ponto de vista encadeado politicamente, economicamente e religiosamente.
A capa mostra a rudeza das feições dos personagens, diferentes das apresentações em filmes e em outros livros. E isto é bom. Sugiro fortemente a leitura, mesmo para quem, como eu, não é admirador de romances históricos. A experiência é incrível.

Fonte da Imagem: livro_9iA0yl.jpg

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Vestíbulo dos Mundos | TNB