O Jogo do Exterminador de Orson Scott Card

segunda-feira, 10 de março de 2014 0 comentários
Título: O Jogo do Exterminador (original Ender's Game)
Autor: Orson Scott Card
Ano de lançamento: 1991/2006 (primeira versão em língua portuguesa / versão lida)
Editora: Devir
Páginas: 380
Tempo de Leitura: 4,1h
Estrelas: 3/5

O livro é o primeiro da série de Orson Scott Card. Há outros como Orador dos Mortos (em processo de leitura)  e Filhos da Mente. Este livro foi premiado com o prêmio Nebula, que é uma premiação de Escritores de Ficção-científica e Fantasia da America (SFWA, sigla em inglês).
A obra é sobre Andrew Ender Wiggin - daí o nome do livro no original Ender's Game, um garoto (6) inteligente, contudo o terceiro filho de um casal.
Pela política de restrição populacional, apenas dois filhos são autorizados por casal, a partir do terceiro os custos ficam muito elevados. Contudo Ender é um fruto de um projeto. Seus dois irmãos mais velhos (Peter, o mais velho, e Valentine) passaram pelo treinamento que ele é exposto no início do livro, contudo com resultados díspares: Peter é extremamente violento e Valentine extremamente passional. Contudo ambos são inteligentes para a idade, assim como Ender.
A militarização do ensino parece ser uma alternativa para seleção de grandes estrategistas na guerra contra os Insecta, espécie inteligente alienígena que gera conflitos armados ao vir há terra há mais de 70 anos, pelos dados apresentados no livro.
Ender apresenta um misto entre a sagacidade, ferocidade, empatia e estratégia que nenhum dos seus irmãos apresentava em conjunto. Isto o faz ser rapidamente testado e promovido pelo alto escalão do poder que o leva a intrigas nos treinos fora da terra - treinos estes melhor apresentados em vídeo no recente filme baseado no livro.
A maior parte do livro mostra as escolhas de Ender, seus colegas de treino, seus inimigos, sua relação  (ou não) com o comando da Esquadra. Tudo isto sem apresentação detalhada de cenário, características físicas ou contínuo temporal - depois falam de Asimov!
Ao completar o ciclo de treinamento antes do tempo e se apresentar enquanto a única esperança dos humanos na guerra final contra os Insecta, Ender é levado a um treinamento em outro nível, que se revela, na verdade, o front de batalha. [ULTRA SPOILER/] Contudo o protagonista não sabe e é ludibriado a lutar contra a espécie alienígena e tomar decisões que lhe afetarão, e à espécie competidora, para sempre [/ULTRA SPOILER].
A relação com os irmãos é parte importante do livro, já que estes desenvolvem planos na Terra, enquanto Ender luta pela sobrevivência dos humanos no espaço. Irmãos estes que vivem, como na saga do livro, em um realidade (alternativa) que o Pacto de Varsóvia é ativo e numa versão global contra a ameaça alienígena.
Com o fim da guerra contra os Insecta, o conflito armado é eminente na Terra, apenas controlado pelos irmãos Wiggin (Peter e Valentine) com seus alterego Locke e Demóstenes, respectivamente.
O livro finaliza com uma missão de Ender, a publicação de sua história por Demóstenes e a colonização dos planetas alienígenas pelos humanos.
Então, é um livro interessante - por isto as três estrelas -, contudo a narrativa ao início de cada capítulo é indireta e misteriosa. Algumas vezes sem serventia, aparentemente por estilo. Não há caracterização do ambiente com detalhes suficientes para construir uma cena adequada - isto fica a cargo do filme. Personagens descritos de maneira generalista em um enredo que mescla primeiros e últimos nomes sem cuidado para rememoração posterior - nisto minha boa memória ajudou bastante.
Admito que o livro não é tão infantil quanto eu esperava. Na verdade ele não é nada infantil do meio para o final. Senti falta, para um merecedor do prêmio Nebula, da descrição da tecnologia mais detalhado ou uma inovação suficiente que justificasse o prêmio. Contudo o enredo o faz. É realmente dinâmico na interação entre Ender e os Insecta. E só. Plots repetitivos e, aparentemente, escritos para demonstrar a evolução do personagem.
Apesar da crítica acima, recomendo o livro. E aponto que apenas comecei a ler como parte do desafio literário do grupo Nerds & Encrenqueiros do GoodReads, cuja leitura deste mês é Orados dos Mortos, sequência do livro alvo deste post. Não me arrependi em lê-lo, apesar dos apontamentos supracitados.

Fonte da imagem: 546y.png

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Vestíbulo dos Mundos | TNB