Teoria do Conhecimento de Johannes Hessen

sábado, 1 de março de 2014 0 comentários
Este comentário sobre a obra de Johannes Hessen se presta exatamente enquanto isto: um comentário ou apresentação. O tema me é recorrente, principalmente na busca por uma coerência na literatura da área de filosofia da ciência sobre as origens, a natureza e a possibilidade do conhecimento. Em Teoria do Conhecimento o autor faz uma excelente apresentação sobre algumas das proposições filosóficas, clássicas e modernas, sobre o tema. A tradução é de João Vergílio Gallerani e a editora é a conhecida WMF Martins Fontes.

Título: Teoria do Conhecimento.
Autor: Johannes Hessen.
Ano de lançamento: 2012
Páginas: 192.
Tempo de Leitura: 3,5h - com direito a cinco laudas de resumo de ideias.
Estrelas: 3/5.


Não sou estudante ou professor de filosofia, mas o tema, como dito acima, chama atenção a um estudioso do comportamento - humano e não-humano. O conhecimento é possível? Existe uma realidade ou são diferentes tipos de históricos que formalizam a minha realidade, o que ocasiona a ausência de uma realidade compartilhada. Enfim, retirando as minhas divagações prévias à leitura eu digo: vale para qualquer aluno de graduação e pós-graduação.

[Para um resumo verdadeiro do livro ver aqui]

Esta afirmativa, contudo - quanto à validade da leitura - esbarra num ciclo atual de limitação de muitos indivíduos: "devo ler porque sou obrigado, mas não é uma tarefa fácil e muito menos divertida". É triste que seja eu a formalizar esta ideia: conhecer não é para todos.

[Uma discussão sobre o tema e sua relação com as afirmativas do "ator"Caio Castro se encontram no blog de um velho amigo meu]

Dada esta (pretensa) prelenção e admoestação, digo que o livro não levou 5 no conceito pelo seu fim. Há um salto enorme da apresentação da proposição das tipologias de Teoria do Conhecimento (ver abaixo na Figura 1) e a metafísica religiosa apontada pelo autor. Contudo ele apresenta - e apenas isto, sem comentários - o importante livro de J. M. Verweyen: O homem religioso e seus problemas - leitura que recomendo fortemente.

Figura 1. "Guia" para leitura da obra de J. Hessen Teoria do Conhecimento.

Enfim, é um obra que apresenta principalmente na parte final, sobre a Teoria Especial do Conhecimento algo que me lembrou bastante Kant, Hume - por mais não conciliáveis que aparentem ser à primeira vista. Contudo inaugura na minha leitura a ideia de "acidente" numa asserção filosófica objetiva, mas imbuída de divisões que servem apenas para apontar correlatos da substância - ver seção 2 do livro.

Afirmo que a obra é excelente, introdutória aos problemas gerais do conhecimento e me deixou com muita curiosidade sobre outras visões de organização do tema, sendo ele possível ou não (!). Pena que tenha feito um salto absurdo na metafísica - O.K. não é surpresa para quem ler o final da seção dois, a conclusão seria óbvia e parece uma propaganda da necessidade de uma metafísica.

Leitura agradável e linear, típica de livros introdutórios, que faz paralelo com a psicologia - no ponto de vista do autor - por boa parte do livro. Adianto que a visão do autor sobre o tema psicologia é divagante e sem autores propriamente discorridos, mas a seção sobre Origem do Conhecimento e Tipos de Conhecimento fazem relação direta com o surgimento da área da Psicologia Experimental e da Fenomenologia.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Vestíbulo dos Mundos | TNB